28/02/13

Bolo de chocolate e Coca-Cola - Delícia!

Prometi que ia pôr aqui a receita do bolo que fiz para os cinco anos do meu sobrinho. A receita não é invenção minha, vi num site com bom ar e traduzi (tanto no que diz respeito às palavras como deixando de fora ingredientes de que não gosto ou que achei excessivos).
A receita é pura maldade, especialmente para quem é guloso de chocolate e tem de controlar o intake de calorias. Este é daqueles bolos que engorda só de se ver. É bom demais!
(E agora, por sorte, está a tocar a minha música preferida do mundo - Time of your life, dos Green Day. Que sorte.)

Bolo de chocolate e Coca-Cola 
2 chávenas (250 grs.) de farinha
2 chávenas (400 grs.) de açúcar
1/2 c.chá de sal
1 c.chá de fermento em pó
1/2 c.chá de canela

Misturar tudo.

Num tacho em lume médio, misturar e deixar levantar fervura:
1 chávena (220 grs.) de manteiga
1/4 chávena (35 grs.) de cacau em pó magro
1 chávena (250 ml.) de Coca-Cola
1/2 chávena (125 ml.) de buttermilk (isto faz-se juntando 1/2 c.sopa de sumo de limão ou vinagre + leite até completar a 1/2 chávena)

 Tirar do fogão e juntar à mistura da farinha. Acrescentar 2 ovos, misturar bem, pôr na forma e cozer em forno pré-aquecido a 170 graus, durante 30 minutos.

Quando o bolo estiver quase pronto, misturar a cobertura:
1/2 chávena (110 grs.) de manteiga
1/4 chávena (35 grs.) de cacau em pó magro
1/2 chávena (125 ml.) de Coca-Cola

Quando estiver a ferver, retirar do lume e acrescentar 1 chávena (125 gr.) de açúcar em pó, até ficar bem ligado. Retirar o bolo do forno e cobrir com esta mistura quente.

É delicioso e dá um bolo grande, apesar de só levar dois ovos. Prometo. Devia ter posto a fotografia, não era? Pois, mas não me lembrei...

Experimentar em primeira mão

É cada vez mais difícil experimentar as coisas em primeira mão. Está tudo dito, tudo pensado, tudo espalhado por todo o lado.
Até o frio, que antes sentíamos apenas quando punhamos o pé na rua. Agora sabemos sempre que vai estar frio. Este frio muito frio, como uma lâmina quando vem vento, que está hoje.
Tivemos até a promessa de neve na zona de Lisboa. Mas não houve neve. Antes não era nada, hoje, não ter nevado, é assim uma pequenina desilusão.

26/02/13

A rezinguice como modo de vida

Uma senhora rezinga queixava-se hoje, com ar indignado, a uma das pessoas fixes que conheço por ter estado à sua espera.
"Vai ser difícil, estive sentada tanto tempo...." Rezingou, enquanto se levantava.
A pessoa fixe, que tem desde há um mês a mãe - da mesma idade que a outra senhora - doentíssima, por dias, não disse nada.
Fez uns olhos tristes, encolheu os ombros, e não disse nada.

25/02/13

Go, Helen Hunt

O vestido está um pedaço enrugadito na fotografia, mas o designer que escolheu não escapa a ninguém. A Helen Hunt foi de H&M aos Óscares. O vestido é muito bonito.

Quando?

A partir de que idade é que é suposto os putos cortarem as unhas sozinhos? Não sei, mas gostava de saber.

24/02/13

Gosto é do Verão

Assim, em maiúsculas e tudo. Eu gosto é do Verão e sinto sempre mais saudades dos momentos do sol e das roupas curtas e pés na areia.

19/02/13

Quanta comida são 200 calorias?

O site da revista Sábado traz hoje uma série de fotografias extraordinárias. Um prato branco e em várias imagens a dose correspondente a 200 calorias de determinada comida. A diferença de tamanho da dose entre as várias comidas é marcante/para memorizar. Menos de uma mão cheia de gomas por troca de um prato carregado de brócolos. Muito bom, ou o poder da visualização.

13 aninhos, baby

Queres assim uma coisa pirosa ao jeito romântico ou uma declaração simples e curta?

Opção a)
Hoje é dia de namorados outra vez cá em casa, faz 13 anos que casámos. Era Fevereiro, mas, como hoje, estava sol e luz. Seteais estava lindo, como está sempre, o conservador atrasou-se 40 minutos, mas não fez mal. Já tínhamos esperado tanto por este dia que não eram 40 minutos que nos iam desanimar. Ontem perguntavas ao miúdo o que é que tinha acontecido entre o nosso casamento e o nascimento dele e depois da mana. Aconteceram os ajustes. O "esta gaveta é minha", o "tens os pés frios", o "dói-me a cabeça", o "preciso de mimos", o "quando for grande quero...", o "havemos de...". Todas essas coisas que fazem a vida.
Estar casada contigo é fixe. És um miúdo divertido e gosto de ti um bocadinho mais todos os dias. Temos dois filhos especiais. Temos uma família à maneira.

Opção b)
Gosto de ti. Muito.

18/02/13

Harlem Shake II

Impossível não reparar no que o fenómeno cresceu neste tempo. É a loucura. Também quero fazer um. 76.300 resultados no YouTube. Vejam pelo menos dois ou três. A sério. Galhofa garantida. Juro que tem o mesmo efeito que o tal do baton vermelho que as mulheres compram em crise.

Uma coisa boa por dia

Sou grande fã da revista INC., uma revista para pequenas empresas e empreendedores, cheia de boas ideias e casos de sucesso inspiradores e que tem também alguns artigos interessantes no site. O site talvez seja demasiado orientado para a pesquisa, com muitos artigos (7 coisas para... , 9 truques dos melhores..., O que tem mesmo de saber... ), mas, mesmo assim, é giro de ver.
Sinceramente, sempre que leio a revista - que gosto infinitamente mais de folhear do que ler no iPad / permitindo aquela coisa quase intíma de me enroscar com a revista no sofá, totalmente absorta, alheia ao que se passa à volta - sinto-me a pessoa mais produtiva do mundo. Sinto-me capaz de fazer coisas espectaculares. Às vezes faço. Outras vezes nem por isso. É assim a vida. Hoje, li no site um artigo que, entre muitas outras coisas para melhorar a vida, sugeria anotar uma coisa boa que tenha acontecido, todos os dias antes de dormir.
Vou tentar fazer isso com os miúdos durante uns dias a ver se tem bom resultado. Depois, se me lembrar, digo.

17/02/13

O amor é...

Aprender a escrever para fazer dedicatórias especiais nos desenhos que já fazíamos aos milhares para os pais.
"Dezainho abrstrato".
És um amor, pequenina.

À procura de Vivian Mayer

Então e esta história absolutamente deliciosa de uma senhora que foi ama a vida toda e que era uma fotógrafa excepcional, que só foi descoberta depois de morrer? Que show!

Harlem Shake

Os americanos estão apostados em recuperar a internet, tirando-a das mãos dos malvados do Gangnam Style. Para isso, criaram um estilo de vídeo curto, louco, que começa com "Con los terroristas" e é esta cena maluca de gente a dançar, cada um para seu lado. O meu preferido de todos os que já vi - e já vi muitos - é este, do Daily Show. O John Stewart é tão fofinho... No sentido cómico da coisa, claro. A música original tem nove meses, acho, mas os vídeos explodiram nos últimos dias e toda a gente tem um. Os miúdos deliram.

15/02/13

Duche no máximo 5 minutos

Canso-me de repetir isto lá em casa: tomem duches curtos. A água é tão importante e um bem tão escasso que não é nunca demais repetir. Duche no máximo cinco minutos. Que site giro.

É estranho/infantil eu gostar disto?

Do momento em que os meus filhos gostavam de todas as minhas músicas até ao momento em que eu passei a gostar das músicas deles foi - parece-me - um segundo.
Gosto disto, do Kiss you, dos One direction, miúdos minorcas. É estranho ou infantil? Ou ambos?
É Verão e eu gosto de todas as músicas que soam a Verão.

Tão lindo

Agora são meteoritos na Rússia

Tudo cai. Meteoritos na Rússia. Dizem mais de 150 feridos, nos Urais. A imagem é assim para o assustador. Vejam na Reuters.

14/02/13

Spotify de presente?

Depois de inúmeras tentativas de usar o Spotify ao longo de anos e de receber a mensagem a dizer que não existia o serviço em Portugal, estou a chegar ao fim do meu free trial period no iPad. É tão bom... Podia ser o meu presente de dia dos namorados ou de anos de casada ou de aniversário...
Mas no computador posso usar o mais simples à borla. Rádio e eu é que escolho. Fixe à brava.

Técnicas de auto-controlo

Estar na H&M e não comprar nada. Nem um gancho. E querer.

O que se aprende no facebook

Há pessoas que dizem que não gostam do facebook, que não têm pachorra, que não vão, que não têm conta. Compreendo, claro. Mas aquilo é divertido. Às vezes útil. Outras, irritante. No geral, tem uma coisa muito engraçada: permite confirmar o que achamos que alguém é, estritamente seguindo a lógica do "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és".
O que sucede é que as pessoas que suspeito que sejam betas na vida real são mesmo "amigas" de todas as pessoas betas que conheço na vida virtual (sucede mais com os betos, admito). Mesmo que vivam a quilómetros uns dos outros. Verifica-se, portanto, a existência de pequenos clusters virtuais da associação de pessoas por estilos.
Por isso, quando passo pelo facebook, às vezes tenho pequenos a ha moments. Há outros que nunca me enganaram. E isso também é divertido.

13/02/13

Pessoas que cozinham mesmo mal

O meu ídolo número um do New York Times, que é o crítico de culinária/chef mais delirante do mundo, Mark Bittman, partilhou hoje no facebook um link para "37 pessoas que cozinham pior do que tu". Gostei de ver/ri-me que nem uma pateta. Especialmente na parte das pizzas.

O cheiro do frango assado

Acabei de passar por uma senhora que cheirava deliciosamente a frango assado.
Isto é coisa a que se cheire?

Como andar no gelo

Como andar no gelo. Não estou a ver que vá acontecer nos próximos dias, mas considerem assim como uma espécie de mental note. Um não esquecer.
via Swiss Miss.

12/02/13

Um raio no Vaticano? Para quê?

Parece uma piadinha de 1 de Abril, ou mesmo uma fotografia de capa do Inimigo Público, mas não é. Um raio atingiu em cheio a cúpula da Basílica de São Pedro, horas depois de o Papa ter renunciado ao cargo. Achei uma decisão muito sensata, diga-se. Haja dignidade no envelhecimento. Agora, um raio? As interpretações chegam a ser cómicas. Isto é a realidade a ser melhor que a ficção.
Vejam aqui.

10/02/13

Brigadeiros de caipirinha

Um ligeiro twist na receita dos brigadeiros, que toda a gente conhece e que fiz ontem, que resulta numa alternativa "perigosa" de tão boa. Esta experiência também podia incluir-se na categoria "mitos da net à prova". Vi a ideia primeiro no facebook de uma amiga, a Sara, que anda pelo Porto e achei boa ideia à partida, mas seria bom?
Os brigadeiros passaram no teste. Se passaram, God.

Levar a lume médio o conteúdo de uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de cachaça. Deixar fervilhar até a massa se soltar do tacho.
Deitar num prato untado com manteiga e deixar arrefecer.
Moldar bolinhas de massa com as mãos untadas com manteiga e passar por açúcar (fiz com açúcar branco, mas amarelo teria sido mais fiel às caipirinhas) com raspa da casca de uma lima (não tinha limas, usei limão, fica para a próxima) e pôr em forminhas de papel.
Deliciosas.
É Carnaval, é Brasil.
No mês da Rússia farei brigadeiros de caipiroska.

Sara, és evil!

09/02/13

Brigadeiros para o Carnaval

Levar a lume médio uma lata de leite condensado com uma colher de sopa de manteiga e quatro colheres de sopa de chocolate em pó. Mexer sempre, tirar do lume quando a massa começar a separar-se do tacho.
Deitar num prato untado com manteiga a arrefecer.
Untar as mãos com manteiga (blagh) e fazer bolinhas que se passam por rolinhos de chocolate e se põem em forminhas de papel.

Bom.

08/02/13

Up in The Shard

Sempre gostei de subir ao cimo dos prédios, ir ver a vista, ver as cidades de cima, ter campo aberto, identificar as ruas, ver as pessoas mini-minorcas. Hoje ando a visitar Londres, do cimo do The Shard. Going up?

Adoro

Daily dishonesty. "Bacon is a food group", "I'm over it", "Mimosas are a good source of vitamin C" e "These heels don't hurt". A minha preferida? "I'm frugal not broke".
Acrescentaria o "I'm fine". Também há dias desses.

07/02/13

Annie e Francis

Já estão prontos os equipamentos para o desfile da escola. A Annie Leibovitz, a melhor fotógrafa do mundo, toda de preto, e o Francis B. Copolla. Camera ready.







Ah, pois, amanhã é para ir mascarado

Estou a tentar fazer uma super 8. Acham que me safo?


Tirei a foto do Google. E a de baixo é a minha versão. Será que estão parecidas?

04/02/13

Que pantone é este?

Que céu maravilhoso!

Pressão da folha branca

Não costumo sentir a pressão da folha branca, mas ultimamente ando mais a deambular do que propriamente a partilhar e, naturalmente o blogue ressente-se. Ando a gastar as ideias noutros lados, não deixei de as ter.
A minha vida é mais ou menos escrever e ter ideias e às vezes, com sorte, desenhar. Entre as minhas principais recomendações para acabar com a pressão da folha branca - uma que funciona mesmo - é escolher um cantinho do papel e fazer lá um desenho qualquer. Não interessa o que é.
Um rabisco, uma letra, um título, uma frase qualquer. Depois, evoluir para um desenho mais complexo, para um alinhamento mais concreto do que tenho de fazer. Isso já é o que se chama espremer a cabeça. Costuma resultar bem começar por uma coisa mais pequena (da mesma maneira que parece que quando vamos às compras, parece que compramos mais assim que fizermos uma compra pequena).
A outra recomendação é começar meia hora mais cedo. Nessa meia hora, fazer tudo o que parece acessório: ler os jornais, ver o facebook e os vídeos mais recentes, ler blogues, fazer pesquisa desfocada. Tudo isto acaba por fazer parte da construção.
Terceira ideia: ter um bom programa para guardar ideias e pesquisa (Evernote, pinterest, bookmarks organizados, ou qualquer coisa do estilo).
Já está uma folha cheia, viram?

Coisas que devemos saber

A palavra "destoxificar" não existe. Ouve-se na rádio, nos anúncios de qualquer coisa para perder peso e desentoxicar o organismo, mas não existe.