Mostrar mensagens com a etiqueta Fruta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fruta. Mostrar todas as mensagens

10/11/08

Fruta


A loucura é como uma tangerina.

Hoje dei por mim com esta frase a martelar nos ouvidos quando ía de carro para a escola. Sempre que vou para a escola lembro-me de imensos potenciais posts, de que depois me esqueço. Excepto os que anoto. Hoje anotei.

A loucura é como uma tangerina. Redonda, arrumadinha, concentrada. Começa a descascar-se aos poucos. Deixa cair a sua capa espessa e que nos suja as mãos com um cheiro inconfundível, deixando-nos as unhas pintadas de amarelo.

Revela-se sumarenta, ácida ou doce, colorida e saborosa. Geralmente, está escondida. Mas tem sempre uma explosão de sabor. Então as primeiras tangerinas, que comemos avidamente como se a vida dependesse disso... É como quando percebemos a loucura de alguém. Não queremos acreditar que é possível. Espreitamos melhor. Outra vez. Pensamos como foi isto possível? O que é que despoletou isto? O meu irmão tem uma teoria que acho que diz que a partir dos 40 anos toda a gente "flipa". Digo-lhe que já toda a gente era maluca antes. Ele diz que é aos 40. Digo que são educações diferentes, isso é a base de tudo.

Sempre adorei o som da palavra tangerina. Sempre odiei o cheiro a tangerina nas casas das outras pessoas que cheiram a tangerina o ano inteiro, mesmo quando há uns bons anos atrás as tangerinas só apareciam no tempo delas.