Mostrar mensagens com a etiqueta comida. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta comida. Mostrar todas as mensagens

27/06/13

Estou a delirar

Tenho passado o dia a consumir as maiores delícias possíveis e imaginadas. Na net. Food porn mesmo. Não almocei. Estou a babar o teclado com uma intensidade inusitada.

28/04/13

Mimo

Está uma lata de leite condensado na despensa. Juro que me faz olhinhos de cada vez que abro a porta. É magro. Aceito ou não?

22/04/13

Biscoitos de canela

Hoje cheira a canela na rua. Apetece-me fazer biscoitos de canela, mas não tenho tempo, nem ovos... Quando os miúdos chegarem vou fazer esta receita com eles, que diz que é super simples e demora 30 minutos entre fazer e cozer. A única adaptação que fiz foi que tirei a baunilha. Têm muito bom ar.

Biscoitos de canela (a receita é daqui)

1 chávena de açúcar
1/2 chávena de manteiga
1 ovo
1 chávena e 1/2 de farinha
1 colher de chá e 1/2 de canela
1 c. chá fermento em pó
1/4 c. chá sal
açúcar + canela q.b.

Misturar o açúcar e a manteiga. Acrescentar o ovo.
Misturar a farinha, a canela, o fermento em pó e o sal. Juntar ao creme de manteiga, misturando bem.
Levar ao frio até deixar fazer bolas, que se passam pela mistura de açúcar e canela. Levar ao forno sobre papel anti-aderente, cerca de 10 minutos, a cerca de 160º (isto já inclui o que eu sei sobre o meu forno, convém ir testando).

Assim que estiverem prontos eu mostro.

19/04/13

Se querem mesmo saber...

... ainda bem que é sexta-feira. Tivemos um Luís Pato fresquinho para o jantar e os miúdos fizeram morangos com chocolate, que estavam uma delícia.


27/03/13

Hoje provei gelados no Santini

Ninguém é mais sortudo do que eu. Provei três sabores, todos deliciosos, como é típico, manga, limão e morango. Heaven.
(É digno de partilha porque foi uma prova de sabores que a loja estava a organizar. o objectivo era dizer o que achava da cor, sabor e textura.)

28/02/13

Bolo de chocolate e Coca-Cola - Delícia!

Prometi que ia pôr aqui a receita do bolo que fiz para os cinco anos do meu sobrinho. A receita não é invenção minha, vi num site com bom ar e traduzi (tanto no que diz respeito às palavras como deixando de fora ingredientes de que não gosto ou que achei excessivos).
A receita é pura maldade, especialmente para quem é guloso de chocolate e tem de controlar o intake de calorias. Este é daqueles bolos que engorda só de se ver. É bom demais!
(E agora, por sorte, está a tocar a minha música preferida do mundo - Time of your life, dos Green Day. Que sorte.)

Bolo de chocolate e Coca-Cola 
2 chávenas (250 grs.) de farinha
2 chávenas (400 grs.) de açúcar
1/2 c.chá de sal
1 c.chá de fermento em pó
1/2 c.chá de canela

Misturar tudo.

Num tacho em lume médio, misturar e deixar levantar fervura:
1 chávena (220 grs.) de manteiga
1/4 chávena (35 grs.) de cacau em pó magro
1 chávena (250 ml.) de Coca-Cola
1/2 chávena (125 ml.) de buttermilk (isto faz-se juntando 1/2 c.sopa de sumo de limão ou vinagre + leite até completar a 1/2 chávena)

 Tirar do fogão e juntar à mistura da farinha. Acrescentar 2 ovos, misturar bem, pôr na forma e cozer em forno pré-aquecido a 170 graus, durante 30 minutos.

Quando o bolo estiver quase pronto, misturar a cobertura:
1/2 chávena (110 grs.) de manteiga
1/4 chávena (35 grs.) de cacau em pó magro
1/2 chávena (125 ml.) de Coca-Cola

Quando estiver a ferver, retirar do lume e acrescentar 1 chávena (125 gr.) de açúcar em pó, até ficar bem ligado. Retirar o bolo do forno e cobrir com esta mistura quente.

É delicioso e dá um bolo grande, apesar de só levar dois ovos. Prometo. Devia ter posto a fotografia, não era? Pois, mas não me lembrei...

13/02/13

Pessoas que cozinham mesmo mal

O meu ídolo número um do New York Times, que é o crítico de culinária/chef mais delirante do mundo, Mark Bittman, partilhou hoje no facebook um link para "37 pessoas que cozinham pior do que tu". Gostei de ver/ri-me que nem uma pateta. Especialmente na parte das pizzas.

10/02/13

Brigadeiros de caipirinha

Um ligeiro twist na receita dos brigadeiros, que toda a gente conhece e que fiz ontem, que resulta numa alternativa "perigosa" de tão boa. Esta experiência também podia incluir-se na categoria "mitos da net à prova". Vi a ideia primeiro no facebook de uma amiga, a Sara, que anda pelo Porto e achei boa ideia à partida, mas seria bom?
Os brigadeiros passaram no teste. Se passaram, God.

Levar a lume médio o conteúdo de uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de cachaça. Deixar fervilhar até a massa se soltar do tacho.
Deitar num prato untado com manteiga e deixar arrefecer.
Moldar bolinhas de massa com as mãos untadas com manteiga e passar por açúcar (fiz com açúcar branco, mas amarelo teria sido mais fiel às caipirinhas) com raspa da casca de uma lima (não tinha limas, usei limão, fica para a próxima) e pôr em forminhas de papel.
Deliciosas.
É Carnaval, é Brasil.
No mês da Rússia farei brigadeiros de caipiroska.

Sara, és evil!

09/02/13

Brigadeiros para o Carnaval

Levar a lume médio uma lata de leite condensado com uma colher de sopa de manteiga e quatro colheres de sopa de chocolate em pó. Mexer sempre, tirar do lume quando a massa começar a separar-se do tacho.
Deitar num prato untado com manteiga a arrefecer.
Untar as mãos com manteiga (blagh) e fazer bolinhas que se passam por rolinhos de chocolate e se põem em forminhas de papel.

Bom.

29/01/13

Pão recheado com queijo e ervas

As fotos chamam por mim, com sugestões deliciosas de queijo e ervas derretidas em pão. Não resisto e experimentei ontem pela primeira vez, para os anos do meu filho. O título poderia ir mais para um "mitos da net à prova, segunda volta". E este é um dos mitos bons. Não ficou afinado à primeira, mas nada que não se resolva numa próxima experiência, que hei-de fazer.
Um pão grande, de Mafra ou outro bom. Fazem-se cortes fundos na parte de cima, em quadrados, sem ir até baixo. Os cortes recheiam-se com ervas picadas (manjericão, tomilho, tomilho-limão, coentros... Até alho picado) e uma dose bastante generosa de queijo bom para derreter (mozzarella de búfala, emmental...). Por cima, um pouco de manteiga derretida. Vai ao forno a gratinar.
É uma delícia.
A repetir.

17/01/13

Mitos à prova

Hoje acho que vou começar uma série de testar os mitos mais comuns da internet, que é uma coisa que já queria fazer há muito tempo.
Sabem o que são os mitos da internet? Assim como quando, de repente, toda a gente anda a fazer e fotografar maravilhosos bolos arco-íris - isto é, bolos com sete camadas finas de bolo de cada cor do arco-íris entremeadas e cobertas com chantilly ou outra coisa qualquer branca e que depois, quando se corta, sai um arco-íris por fatia.
Esse em particular não vou testar, não sou doida e basta-me olhar para aquilo para perceber que deve ser a loucura, uma vez que implica fazer sete mini-bolos, cada um de sua cor e depois empilhá-los com um recheio hiper-calórico. Além da quantidade massiva de corantes alimentares que tem.
Mas vou aos outros mitos.

Hoje foi dia de bolo de chocolate na caneca. Há anos que ando aqui a ver blogues "ah, e tal, acabei de fazer um bolo de chocolate na caneca, a melhor maravilha do mundo, super rápido e blá, blá, blá."



A receita é, de facto, extra super simples:

Partir um ovo numa caneca que possa ir ao microondas. Juntar 1/4 chávena de açúcar em pó e depois uma a duas colheres de sopa de cacau em pó. Misturar bem e levar ao microondas 50 a 60 segundos.

Assumo já os meus erros: não tinha açúcar em pó, fiz com açúcar normal (acho que isto não alteraria o resultado final); não tinha cacau, fiz com chocolate em pó (deveria ter posto menos açúcar, uma vez que o chocolate em pó é cacau mais açúcar) e tive receio de ficar com uma gemada de chocolate, por isso, cozinhei a mistela durante 70 segundos (só ficou mais cozinhado, não alterou substancialmente o resultado, mas se fizesse outra vez respeitaria os 60).

O resultado: pensei enroscar-me no sofá com um delicioso mini-bolo de chocolate, mas ao fim de duas colheres já estava capaz de vomitar aquilo tudo (desculpem, eu sei que é gráfico, mas eu até sou uma pessoa com bastante tolerância ao doce e este foi de mais).

Conclusão: se partilhar o bolo com alguém, se usar cacau ou reduzir a dose de açúcar e se acrescentar uma bola de gelado de baunilha, pode ser um treat rápido e acessível para aquelas situações em que temos mesmo de comer chocolate. (Acho que não volto a fazê-la. Preciso de um Crunch...)