Mostrar mensagens com a etiqueta miúdos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta miúdos. Mostrar todas as mensagens

28/05/13

Semanas de testes

Esta semana, os miúdos começaram os testes: Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. Adoro. Adoro vê-los compenetrados, a olharem para os livros e para os cadernos. Adoro o mais crescido, todo independente e autónomo. Queres ajuda?, "não é preciso, mãe". Adoro a mais pequena, a pedir-me para lhe fazer milhares de exercícios, contas e evolução das plantas e desenhos para escrever as palavras - o que dá resultados divertidíssimos, porque corresponde ao que ela ouve. Cam é uma cama, oculus é óculos, faz tudo imenso sentido. Adoro.
Já alguém reparou que daqui a dias acabam as aulas?

21/05/13

Adoro quando inventam palavras giras

Para a miúda:

Estendal é espardal - que faz imenso sentido, especialmente para quem viva numa região onde há pardais.

Telenave é a maneira de escrever telemóvel - que faz imenso sentido, porque aquilo transporta-nos para o pé das pessoas de quem gostamos.

Há lá coisa mais amorosa?

14/05/13

Os dentes

Domingo caiu um dente do mais velho.
Veio o rato e, como não tinha trocos nenhuns, deixou uma notinha de cinco euros.

Segunda caiu outro (no dentista). Bolas.
Veio o rato e deu um valor bem mais normal, uma moedinha de dois euros.

Não houve qualquer reclamação face à disparidade de valores.
A única reclamação foi em relação ao anúncio que eu fiz - hoje vem a fada dos dentes. "Oh mãe, a fada dos dentes não, mãe. Eu gosto mais do rato. O rato é para os rapazes e a fada para as raparigas". De facto, a fada só começou a vir cá a casa com a miúda. Antes, recorríamos sempre aos serviços do rato. Em Espanha, uma vez, ao "El ráton". Mas eu explicava-lhe que os dois trabalhavam em conjunto, porque em casa da prima era a fada que vinha.

E o que eu vejo nos teus olhos é "às vezes custa crescer."

06/03/13

Semana do best

Esta semana tem sido animadíssima.
A miúda começou no sábado com um vírus qualquer que dá febre e muitas dores nas articulações - foi mais ou menos assustador. Ordens do médico: em casa três dias - precisamente os dias dos testes na escola.
Esteve um dia quase melhor e no dia a seguir atacou novo vírus. Desta vez pouca febre, mas muita ranhoca e dificuldade em respirar pelo nariz. Ontem uma grande dor de barriga, inconsequente. Hoje dói-lhe o joelho.
Ontem foi a vez do miúdo, com uma dor de cabeça gigante.
God.

17/02/13

O amor é...

Aprender a escrever para fazer dedicatórias especiais nos desenhos que já fazíamos aos milhares para os pais.
"Dezainho abrstrato".
És um amor, pequenina.

01/02/13

"A" verdade sobre a vida das crianças

Quer tenham ou não três anos hoje, qualquer pai ou mãe vai rever-se nesta lista genial. Os meus filhos têm nove e seis anos e ainda há cenas destas. On a daily basis. Adorei.

10/01/13

Chegou a Páscoa e o dia dos namorados

Miúda em casa com virose repescada e, de repente, a Páscoa e o dia dos namorados chegaram ao mesmo tempo. Temos a mesa da sala cheia de coelhos e corações. Ficaram fofinhos.

Uma árvore é sempre uma árvore

"Mamã, é verdade, tenho de fazer uma árvore generosa..."
!
"... quer dizer ginastológica..."
!!
"... aquelas, como o mano fez, de nós os quatro, mas com desenhos."

23/12/12

Como se já não bastasse a excitação do Natal...

Caiu hoje o primeiro dente da miúda. Três dias antes de fazer seis. Ficou primeiro histérica, porque não sabia do dente, depois histérica, quando o encontrei.

18/12/12

Dúvida existencial substancial

Há meses que o meu filho me pede uma nerf para o Natal - para quem não sabe, isto é basicamente uma pistola.
Parte de mim rejeita essas coisas, a violência que tem associada. A outra parte diz "até eu gostava de ter a minha própria nerf" e "se dermos uma régua e um esquadro a um miúdo, ele vai usá-los para fingir que são uma pistola. Transparente. Com poderes de defesa especiais."
Estou dividida.

16/12/12

Uma vida de glamour

Se há coisa de que a menina aqui gosta é de borga. Hoje tinha uma bela festa prometida: os 50 anos da minha colega de carteira, no Van Gogo - sítio onde nunca pus os pés e sobre o qual sempre tive muita curiosidade. Música do 2 prometida.
Pois.
Embrulhei a prenda, vesti roupinhas de disco, calçei os botins de salto alto (pela primeira vez em quase seis meses, por causa da operação), pintei os olhos, penteei-me, brincos, essas coisas...
Minutos antes da hora de sair, a miúda acordou a chorar agarrada ao ouvido. "Dói muito, mamã. Dói muito", com lágrimas a sério. Depois da fantochada com a otite do irmão no Verão, decidimos que o pai ia com ela ao atendimento permanente. Uma dose de Brufen, enchi um saco com mimalhadas, beijinho e as melhoras.
Liguei à minha boleia a dizer que já não contasse comigo, vesti o pijama que nem sequer condiz e sentei-me no sofá, a fazer zaping.
Cinco minutos.
Agora é uma dor de cabeça, raios. Vou tomar qualquer coisa à cozinha, que tem a porta fechada. Pelo caminho, ouço um barulhinho, assim tipo meio fonte meio puto a fazer xixi.
Mega inundação na cozinha. A sério?
Fuck.
Passei a hora seguinte de esfregona em punho, a espalhar toalhas de banho pelo chão e a rezar para que regresse depressa o homem da casa e que miúda não tenha otite nenhuma.
Não tem.
Para glamour já é de mais para uma noite só.

15/12/12

Prendas originais

Os miúdos trouxeram da escola umas bolas de Natal absolutamente amorosas. Uma ideia muito simples e com um efeito que perdurará. Uma bola, tinta na mão a fazer de bonecos de neve. Adorei.



01/12/12

A árvore de Natal do Pinterest

Acho que ainda não é este ano que a comunidade Pinterest vai repinar a nossa árvore de Natal.
Fizemos a árvore hoje de manhã, antes de sairmos de casa, depois de uma valente dose de panquecas com mel ou açúcar e canela. No YouTube escolhemos a playlist christmas songs e enchemos a casa de Natal. Os miúdos tentaram encher todos os ramos com os enfeites que já tínhamos e todos os que eles foram fazendo ao longo dos anos na escola ou em casa.
Portanto, a árvore não vai para o Pinterest, mas nós achamos que está linda.
Agora é que é: Feliz Natal.