16/02/10

Saudades

Hoje enquanto estava a arrumar as compras que fiz à chuva para o lanche tive de repente saudades duns passatempos que tinha quando era pequenina. Numa altura em que quase diariamente me assusto com a quantidade de brinquedos que os meus filhos acumulam - eles próprios desconsolados com o facto -, lembro-me que as brincadeiras que tinha em miúda eram sempre mais com tralha ou com coisas da rua do que com brinquedos (que eram escassos).

Então lembrei-me das latas de Nesquick, que eram um divertimento:
* Para abrir a lata tínhamos de aprender o que são alavancas;

* Depois de tirada a primeira tampa havia uma película prateada grossa e muito resistente que servia para fazer gravuras, se recortada com cuidadinho. Com um lápis ou outro objecto pontiagudo podíamos fazer desenhos e mesmo pintá-los com pincel. Tinham um aspecto suficientemente precioso para oferecer aos avós ou aos pais no Natal;

* Durante, faziam o horrível leite branco ser bebível (percebi há pouco tempo porque é que nunca gostei de leite, sou intolerante, algo que sempre senti);

* E, no fim, as latas davam para fazer mealheiros, furando a tampa e pintando ou para guardar as várias colecções, sendo que a minha preferida era a de botões.

* E, nas férias, davam para guardar as lagartixas, os girinos, a terra especial, as pedrinhas do rio, as folhas para o herbário, tudo o que as nossas mãos conseguiam apanhar.

Eu acho que nós até bebíamos mais leite só para podermos ter as latas para nós. Hoje há outros produtos assim versatéis? Acho que é tudo tanto de plástico que não serve para mais nada. As próprias "latas" de Nesquick, que agora são de papel e plástico ou qualquer coisa do estilo e acho que não sei o que fazer com elas. Também me lembro que com as primeiras caixas de cereais que apareceram fazíamos televisões, recortando o "ecrã" e fazendo um rolo com folhas coladas umas às outras, que corriam de um lado para o outro com o "programa". Lindo!

3 comentários:

Sónia disse...

Boas memórias, Joaninhas, tenho guardado algum "material", na esperança que uma tarde destas a criatividade baixe (e fique) lá por casa, podiamos combinar um workshop de ideias criativas com embalagens...a ver se lhes gravamos na memória a possibilidade de fazer "coisas giras" com "lixo"...

Raquel disse...

Acho que cortei o dedo com a tal pelicula prateada grossa do Nesquick, mais que uma vez!

Joaninha disse...

:) same here!