06/08/13

A vida real, o photoshop e os designers e ainda as percepções

Aqui há uns anos, a Dove criou a campanha dos corpos reais, tornando bonito e atraente o que é diferente dos estereótipos habituais (uma estria aqui, um pneu ali, uma perna cheiinha, maminhas pequenas, maminhas grandes...). Depois, cavalgaram a onda. É impossível não simpatizar com a campanha. Kudos para a Dove.
Há pouco tempo, fizeram aquela campanha do sketch artist, que desenhava o que lhe descreviam, ouvindo primeiro a pessoa que estava a retratar, depois uma pessoa que tinha estado a falar com o que estava a ser retratado. Os resultados dos sketches feitos com base na pessoa a retratar eram tendencialmente menos simpáticos. Esta já achei meio laim, mas concordo que é isso que se passa - somos, por norma, os nossos piores críticos.
Agora, a Dove Canada fez uma campanha de guerrilha muito gira, em que levava designers e directores criativos a fazerem o download de um shortcut que prometia tornar as fotos mais bonitas. Ofereceram-no nos sites que os designers já usam habitualmente para sacarem estes shortcuts.
Mais do que muito provavelmente não vai mudar nada, mas merece ser vista.
Os problemas de auto-imagem estão a começar cada vez mais cedo e é imperativo que as crianças e jovens percebam que nada do que vêem nas revistas é real (o que não é mau de todo, desde que se saiba que é artificial), que a esmagadora maioria das pessoas tem qualquer coisa diferente. E isso é bonito.

via Fast.Co.Create.

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