25/06/13

Portal do cidadão surdo

Uma vez entrevistei a responsável por uma instituição de apoio a surdos, em Lisboa, que era uma das pessoas que fazia a tradução simultânea para linguagem gestual portuguesa dos programas da RTP. Gostei imenso de aprender "coisas" diferentes nesta entrevista, sobre o que é ser surdo.
Já uns anos antes tinha delirado com a enorme área da Biblioteca de Abrantes inteiramente dedicada a invisuais. A sucessão de livros e revistas todos brancos, pontilhados com uma linguagem que não consegui ler, impressionou-me imenso. Lembro-me de ter passado uns bons dez minutos a olhar, calculo que de boca aberta, para a revista Visão, toda branca e escrita em braille.
Hoje descobri que existe um Portal do Cidadão Surdo. Mais uma vez, confronto-me com a minha burrice: não sei falar esta língua.

1 comentário:

Sónia disse...

...assisti, por más razões, a uma missa "dobrada" em linguagem gestual, e a toda a cerimónia de despedida uma professora muito querida que ensinava meninos surdos-mudos e posso dizer-te que foi das coisas mais bonitas e enternecedoras que presenciei.