22/07/13

As ervas aromáticas

Acho que são as únicas plantas de que consigo tratar bem. Também não exigem grande perícia - água num vaso e o vaso da planta dentro desse vaso. E, se por azar, se finarem, são de fácil e barata sustituição. 
Costumo comprar em vasinhos no Pingo Doce - é sempre mais barato do que comprar as embalagens de ervas cortadas, que acabam por se estragar rapidamente.
Já tive muitas variedades, mas as que valem mesmo a pena na minha cozinha são o manjericão, a hortelã e o alecrim. Têm sempre uso.
Tenho, no entanto, um pequeno problema. As plantas prosperam, com este tratamento de muita água e sol, crescem imenso e eu não sei podá-las caso fiquem desmesuradamente grandes. Quanto ao manjericão, sei que não deve ter planta senão morre.
Assim, evito mexer-lhes muito (uma coisa do estilo do que fazia com as borrachinhas de cheiro dos anos 80, que não usava para não se estragarem...). Descobri que os miúdos são excelentes para isto - vão, apanham as ervas de eu preciso, gostam de ficar a cheirar a ervinhas e ficam todos orgulhosos de ajudar.
A minha sobrinha mais velha fez ontem o jantar quase todo sozinha - risotto de cogumelos e massa com atum para os miúdos. E fartou-se de usar ervas. Fazem mesmo a diferença!

1 comentário:

Sónia disse...

miúdos com acesso a erva(s)!