05/11/14

A beleza dos números

Anda lá por casa outra vez a numeração romana. É assim como andar de bicicleta e acaba por ser divertido.

I - 1
II - 2
III - 3
IV -4
V - 5
VI - 6
VII - 7
VIII - 8
IX - 9
X - 10
...

A miúda anda entusiasmada com isso e até fez uma tabela enorme que pendurou no quarto com os números fundamentais - estes e mais o 50, o 100, o 1.000, etc. "Sabias que os romanos não têm o zero?" Numa das pesquisas para a ajudar, tropecei num V, que é um 5, com um traço por cima, que faz o 5 passar a 5.000. Não me lembrava.
E isto hoje é tão mais fácil por causa da net. O que só me faz pensar que os meus pais são mesmo espertos, porque quando era eu a aprender estas coisas eles sabiam tudo e não tinham de ir verificar a lado nenhum, como eu faço.
Já o miúdo anda nos mínimos e nos máximos múltiplos comuns e eu, que já nem me lembrava da existência desta divertida modalidade matemática, tenho andado a reaprender tudo outra vez. Consigo fazer sem problemas, mas ele é muito mais rápido - vinha muito orgulhoso porque foi mesmo o mais rápido da turma a fazer uma série de exercícios destes.
Acho que se fosse aprender agora matemática ia apreciar de uma forma diferente.

Sem comentários: