23/07/08

Ao contrário

A minha sobrinha mais nova calça os sapatos ao contrário. Não é agora, neste preciso momento, como uma observação passageira, mas quase sempre. Habitualmente, a minha sobrinha mais nova calça os sapatos ao contrário. E não é só um, para depois verificar que se enganou. São os dois sapatos. Depois levanta-se feliz da vida, como se nada fora. 

O que é que isto quererá dizer, perguntamo-nos todos. Ninguém faz ideia. Aliás, não faço ideia se já alguém se debruçou sobre o assunto. Como hoje a minha vida depende do google como de uma noite bem dormida, ponho-me a imaginar a pequena barra de pesquisa como um apenso de livros, televisão, sofá, mesas de café, até (estranhamente) na passadeira no ginásio...

Haverá algo melhor do que a possibilidade de se poder pesquisar logo quem são as pessoas, quais são as marcas, que livros ou de que artigos se fala? Imagino hoje o google apenso a tantas coisas como antes imaginava a hipótese de um control z sobre tudo na minha vida. Fui reles com alguém, control z e o mal está desfeito. Rasguei as meias de lycra antes de entrar no restaurante, control z e é como se nada fora. Antes do google, o control z era a melhor coisinha que havia.

Também é verdade que não faço ideia se alguém sabe o que quer dizer calçar e usar os sapatos ao contrário porque pura e simplesmente não sei como escrever esta dúvida em modo de pesquisa em inglês. What does it mean to put on your shoes in reverse? O google até fica confuso com tantas palavras. 

Consegui, no entanto, descobrir sites que vendem autocolantes para ensinar os miúdos a calçar o sapato no pé certo. O mais curioso que aprendi na net foi que só passou a haver dois sapatos diferentes, um para o pé esquerdo e outro para o direito, a partir de 1818. De acordo com o site wiki.answers.com, os soldados da Guerra Civil Norte-Americana ainda usavam botas iguais para os dois pés. Sobre o assunto, a minha mãe recorda sempre um curioso ditado chinês (?) que diz: "toda a vida me queixei por não ter sapatos até ao dia em que vi um homem que não tinha pés".

Calçar os sapatos ao contrário quer dizer que o dia não vai correr bem. Isto de acordo com algumas informações recolhidas num livro de factos. Mas nunca dei por que isso fosse verdade. Até digo mais: os dias correm sempre bem à minha sobrinha. Aos três anos é muito difícil que assim não seja. O único senão para esta moda/esquisitice/cena dela é que calça os sapatos de princesa e não consegue exactamente o efeito esperado.

Hoje para o jantar, Tiborna à moda do Ribatejo. Um prato delicioso, que melhora com o passar dos dias, feito de bacalhau, broa, alho, azeite e vinagre. 

Sem comentários: