04/02/13

Pressão da folha branca

Não costumo sentir a pressão da folha branca, mas ultimamente ando mais a deambular do que propriamente a partilhar e, naturalmente o blogue ressente-se. Ando a gastar as ideias noutros lados, não deixei de as ter.
A minha vida é mais ou menos escrever e ter ideias e às vezes, com sorte, desenhar. Entre as minhas principais recomendações para acabar com a pressão da folha branca - uma que funciona mesmo - é escolher um cantinho do papel e fazer lá um desenho qualquer. Não interessa o que é.
Um rabisco, uma letra, um título, uma frase qualquer. Depois, evoluir para um desenho mais complexo, para um alinhamento mais concreto do que tenho de fazer. Isso já é o que se chama espremer a cabeça. Costuma resultar bem começar por uma coisa mais pequena (da mesma maneira que parece que quando vamos às compras, parece que compramos mais assim que fizermos uma compra pequena).
A outra recomendação é começar meia hora mais cedo. Nessa meia hora, fazer tudo o que parece acessório: ler os jornais, ver o facebook e os vídeos mais recentes, ler blogues, fazer pesquisa desfocada. Tudo isto acaba por fazer parte da construção.
Terceira ideia: ter um bom programa para guardar ideias e pesquisa (Evernote, pinterest, bookmarks organizados, ou qualquer coisa do estilo).
Já está uma folha cheia, viram?

Sem comentários: