22/07/09

Enquanto isso...

Percebo agora que enquanto eu estive quieta, agarrada à minha ideia de casa, toda a gente andou despreocupadamente na borga e a fazer inter-rails e a acampar. Enquanto me afastei dos meus amigos ou eles se afastaram de mim por eu estar a olhar para dentro muitas amizades esmoreceram. Enquanto ficava especada em frente aos livros sem conseguir ler o que diziam e as letras bailavam embaciadas pelas lágrimas que corriam pela minha cara sem que ninguém o percebesse o mundo mudou. Enquanto falavam comigo as palavras corriam pelos meus ouvidos pelo meu cérebro e saíam com gigantescos pontos de interrogação em cima, dizia coisas que não fazia ideia ter dentro da minha cabeça e defendia posições nas quais nunca tinha pensado. Via-me de cima, de fora, de lado. Nunca por dentro.
A cabeça é um lugar estranho. A voz quando vive alheada da cabeça ainda é mais.

Em 1995 o mundo parou ou deu sete voltas de uma vez. Nem sei bem. A mesa deixou de ter seis lugares. A porta deixou de se abrir da tua maneira. Os teus recortes de jornais deixaram de andar pela casa.

O mundo demorou mais ou menos dez anos a voltar ao seu ritmo normal. Foi preciso os miúdos chegarem para a gaveta onde guardo os teus recortes ficar mais tranquila. Gosto de tirar de lá bocadinhos de ti/de mim e expo-los à frente de todos. Estou sempre a falar de ti, sempre que posso, sempre que faz um pequeno cabimento nas conversas. Falo de ti aos primos e aos tios nos casamentos, falo de ti aos amigos, sublinho-te em casa, falo de ti às senhoras do cabeleireiro ou da depilação... Sinto-lhes o constrangimento, mas não me atrapalho. Continuo a conversa como se nada fosse.

Quando tu morreste eu também morri. Morremos todos um bocadinho. Temos saudades percebes?

3 comentários:

Joaninha disse...

Tenho um primo pequenino de quem gosto muito e que ficou muito desapontado ao perceber que se calhar nunca tinha sido mencionado aqui. É bom rapaz, trabalhador, muito educadinho e muito bonito. Solteiro. Muito recomendável. É o Miguel.

anniehall disse...

"Gosto de tirar de lá bocadinhos de ti/de mim e expo-los à frente de todos. Estou sempre a falar de ti, sempre que posso, sempre que faz um pequeno cabimento nas conversas. Falo de ti aos primos e aos tios nos casamentos, falo de ti aos amigos, sublinho-te em casa"
Faça isso Joaninha, é bom podermos falar de quem gostamos e eu sei bem disso , pois eu nunca tenho ninguem a quem falar do meu irmão , ninguem quer saber de como era quando nós os dois eramos pequeninos e ainda viviamos juntos , ninguem gosta que de vez em quando me distraia e refira o seu nome ou alguma coisa que mo faz recordar .Niguem percebe quanto os malfadados natais me custam a passar , de como alguem pode ficar sozinho quando não tem um irmão , uma irmã , alguem a quem realmente possa chamar familia.bj

Joaninha disse...

Nem sei bem o que dizer. Sei que sinto o sufoco de perder o meu irmão todos os dias da minha vida. Quando faço coisas divertidas ou quando faço coisas banais. Quando calha ou quando nem estava a pensar nisso. Perder alguém é díficil de ultrapassar. bjs