25/08/11

Hora de ponta em Portimão

Em Portimão, vimos este ano pela primeira vez a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. É uma cena assim meio louca, porque se passa no rio. Serve para pedir a protecção da santa para os pescadores (e penso que para todos os que andam nos barcos) e consiste essencialmente numa procissão as we know it, mas feita em barcos. Por isso, vai um barco com a figura da Nossa Senhora, vai outro barco com a banda vestida a preceito e vão muitos barcos grandes e pequenos, de recreio ou de pescadores, engalanados com bandeiras.
A movimentação de barcos no habitualmente * tranquilo Rio Arade é de tal maneira massiva que, às tantas, demos por dois veleiros com bandeira espanhola que vinham a entrar em direcção à marina, e que devem ter achado "os portugueses devem estar loucos". Mas, como são espanhóis e, por isso, danados para a festa, foram, também eles, rapidamente engalanar o barco com as bandeiras coloridas.
Os miúdos acharam piada à procissão. Eu achei deliciosa.
* digo habitualmente tranquilo porque logo no primeiro dia em que saímos da marina em Portimão apanhámos com a hora de saída do mastodonte que faz a ligação Portimão/Madeira. Aí fartámo-nos de fazer adeus aos que partiam, a la Loveboat.

Sem comentários: