28/02/13

Bolo de chocolate e Coca-Cola - Delícia!

Prometi que ia pôr aqui a receita do bolo que fiz para os cinco anos do meu sobrinho. A receita não é invenção minha, vi num site com bom ar e traduzi (tanto no que diz respeito às palavras como deixando de fora ingredientes de que não gosto ou que achei excessivos).
A receita é pura maldade, especialmente para quem é guloso de chocolate e tem de controlar o intake de calorias. Este é daqueles bolos que engorda só de se ver. É bom demais!
(E agora, por sorte, está a tocar a minha música preferida do mundo - Time of your life, dos Green Day. Que sorte.)

Bolo de chocolate e Coca-Cola 
2 chávenas (250 grs.) de farinha
2 chávenas (400 grs.) de açúcar
1/2 c.chá de sal
1 c.chá de fermento em pó
1/2 c.chá de canela

Misturar tudo.

Num tacho em lume médio, misturar e deixar levantar fervura:
1 chávena (220 grs.) de manteiga
1/4 chávena (35 grs.) de cacau em pó magro
1 chávena (250 ml.) de Coca-Cola
1/2 chávena (125 ml.) de buttermilk (isto faz-se juntando 1/2 c.sopa de sumo de limão ou vinagre + leite até completar a 1/2 chávena)

 Tirar do fogão e juntar à mistura da farinha. Acrescentar 2 ovos, misturar bem, pôr na forma e cozer em forno pré-aquecido a 170 graus, durante 30 minutos.

Quando o bolo estiver quase pronto, misturar a cobertura:
1/2 chávena (110 grs.) de manteiga
1/4 chávena (35 grs.) de cacau em pó magro
1/2 chávena (125 ml.) de Coca-Cola

Quando estiver a ferver, retirar do lume e acrescentar 1 chávena (125 gr.) de açúcar em pó, até ficar bem ligado. Retirar o bolo do forno e cobrir com esta mistura quente.

É delicioso e dá um bolo grande, apesar de só levar dois ovos. Prometo. Devia ter posto a fotografia, não era? Pois, mas não me lembrei...

1 comentário:

Sónia disse...

Atesto a "deliciosidade" do referido bolo e confesso que disponho de uma fotografia...ainda no cartão de memória...merci!