04/01/12

Nostalgia

Diz-nos o Diário Digital que a palavra "nostalgia" foi a mais procurada durante 2011 no dicionário online Priberam, que é uma das ferramentas de trabalho que mais uso, se não todos os dias, pelo menos dia sim dia não.
Nostalgia, diz o site, é "tristeza profunda causada por saudades do afastamento da pátria ou da terra natal" ou "estado melancólico causado pela falta de algo". 
Num ano em que vi e continuo a ver família, tantos amigos, conhecidos ou amigos de amigos que não conheço a irem viver para outro lado, à procura de melhores oportunidades, faz sentido a primeira versão, das saudades do afastamento da pátria. 
A segunda hipótese, do "estado melancólico pela falta de algo" - pondo de lado a piada fácil de estado soar igual a Estado e podermos pensar que é o próprio Estado que melancólico está pela falta de algo -, é triste, especialmente se, continuando a ler a notícia (que apanhei no facebook de uma amiga), lermos que em 2010 a palavra mais procurada tinha sido "amor".
Agora, a dúvida é: se em 2010 encontrámos o amor, mas agora andamos à procura de nostalgia, onde é que perdemos o primeiro?

Sem comentários: