04/01/12

Como fazer ovos moles

A minha avó tinha umas taçinhas minúsculas da Vista Alegre, em que uma vez comi uns deliciosos ovos moles. Lembrei-me hoje delas, quando vi no IKEA umas que, em tamanho, eram parecidas. Quanto ao resto, eram o extremo oposto, lisas e simples.
As da minha avó pareciam de brincar, com umas flores lindas, cor-de-rosa e dourado. Pois, estando recheadas com ovos moles, melhores ainda me pareceram.

Ovos moles
1 gema
1 colher de sopa de açúcar

Põe-se o açúcar coberto com água num tachinho ao lume, até fazer ponto, com a intensidade que se goste mais (nunca percebi nada disto dos pontos... Isto é, se se gosta dos ovos moles mais sólidos deixar mais tempo, se gostam mais moles deixar menos).
Tirar do lume e deixar arrefecer um pouco para não cozer a gema.
À parte, quebrar a gema com um garfo e juntar-lhe um pouco da calda de açúcar, para temperar. Pôr a gema no tacho com o resto da calda e voltar a lume baixinho.
Já está. É das melhores coisas do mundo...

Aproveitar tudo: com a clara, bater em castelo e juntar 55 gramas de açúcar e levar ao forno a 100º, para fazer um belo merengue.

Uma vez no British Council tentei explicar ao meu professor inglês o que eram os ovos moles - estava a editar o jornal da turma e quis pôr receitas típicas. Bem me podia desfazer em explicações, que o raio do homem só torcia o nariz à ideia. Eu explicava ovos mexidos, só que doces. E o homem arrepiava-se todo. Dizia doce de ovos e o homem via egg jam. Se eu soubesse, nessa altura, que existia lemon curd tinha sido mais simples, era só tirar o limão. Ou então, se eu soubesse, nessa altura, que existia a Confeitaria Peixinho, tinha mandado vir uma caixa de Aveiro só para explicar ao inglês o que são os ovos moles.

5 comentários:

A menina cos(z)e? disse...

Adorei a receita e as explicações! Vou tentar fazer! A história do professor de inglês é maravilhosa! eheh Joana

Unknown disse...

Obrigada e bem vinda. É muito simples de fazer.

Anónimo disse...

ja fiz sao um maximo

JENNYFER disse...

GOSTEI imenso de os fazer.Um dia a minha sogra troxe-me ovos moles e eu AMEI ate muito tempo pensei neles,mas vi este blogger e ja aprendi. Obrigada.JENNYFER.

Unknown disse...

Obrigada pelos simpáticos comentários. Eu sou fã...