06/01/12

Comida de que todos gostam

Há alguém que não goste de assados no forno? Há-de ter qualquer coisa a ver com o cheiro convidativo que se espalha pela casa, mas também com o sabor mais apurado dos pratos que são feitos no forno. Não há, por isso, melhor ideia para quando vem muita gente cá a casa do que pôr qualquer coisa a assar no forno.
Nos anos da pirralha, na semana passada, fiz entrecosto de porco assado e estava uma delícia. É foleiro dizer isto assim, mas as receitas nem sempre saem maravilha como esta. E foi das simples - as únicas receitas de que gosto. Ainda por cima hoje ligaram-me a pedir a receita, por isso, aqui fica, para quando não me lembrar do que hei-de fazer para alguma festa.

Entrecosto para grelhar (piano)
azeite
sal
pimenta
Louro

Forno a 220º, pôr o entrecosto num prato de forno, temperar com o azeite, o louro, o sal e pimenta e levar ao forno. Quando começar a ficar tostado, reduzir para 170º e tapar com folha de alumínio. Deixar cozinhar uma hora e meia a duas (depende da quantidade). O único truque é o tempo e ir regando a carne com o molho. Há umas seringas gigantes que dão um jeitão para fazer isso. That's it. Opcional: massa de pimentão - fica bem com e sem.

Para acompanhar, servi puré de maçã, salada de alfaces e salada de beterraba (e uma empada de "faisão", feita com o perú do Natal). Simples, como qualquer refeição a seguir ao Natal deve ser.

Sem comentários: