05/01/12

Dia de Reis

Amanhã é o dia de Reis.
Como tivemos pouco Natal, estou decidida a cumprir amanhã uma tradição qualquer para marcar em grande o fecho das festividades junto dos miúdos. O problema é que além das coroas (que já costumam trazer pintadinhas da escola) e de desmontar as decorações natalícias, não sei o que manda a tradição.
Quanto às decorações, estou em paz, desde que venci a teoria do pinheiro verdadeiro, onde me picava vezes sem conta, que largava agulhas como uma velhota larga suspiros e bufas e que costumava assombrar-nos até Março ou Abril, altura em que a última agulha se soltava da árvore e o mister se convencia que tinha mesmo de o levar para o lixo. Agora, já não me chateia nada desmontar a árvore e o presépio, é só tirar as coisas e meter em caixas até Dezembro.
Já não dá para ir a Barcelona, para ver a cavalgada dos Reis - mas fico a roer-me por causa disso, porque parece divertido. As Janeiras terão qualquer coisa a ver com o Dia de Reis? Já não me lembro das músicas, só da primeira linha da "Vamos cantar as janeiras"...
Estou sem saber. Alguém sabe o que é que é típico?

Sem comentários: