28/01/09

Cores

Continuo maravilhada com cores, como sempre desde que me lembro. O azul do céu que anda meio desaparecido, o verde da relva fofinho, o cor-de-rosa das minhas princesas, a escolha de cores que o meu filho faz todos os dias quando se veste. E as escolhas da minha filha que, apesar de ser muito pequenina, escolhe todos os dias a roupa que quer vestir. 

Geralmente não lhes mudo as escolhas, a não ser que a roupa tenha nódoas que não sairam na lavagem ou buracos nos joelhos (mais comum) ou em qualquer outro local. Acho que a criação do gosto deve ser livre (a minha irmã acha que eu não acho isto mas eu acho). Lembro-me do vexame que senti uma manhã em que achava que estava linda e provoquei o riso geral ao aparecer com meias cor-de-rosa pelo joelho, uma saia amarela e uma camisola cor-de-rosa. Fiquei mesmo triste, mas admito que estava um horror.

Será que as sensações que atribuímos às cores nos foram ensinadas ou são intuitivas? São culturais, isso sem dúvida, o nosso luto de preto é branco para os indianos (muito mais libertador), o nosso vermelho é paixão, o nosso amarelo é luxo. Ando encantada com o dourado. Sempre adorei dourado. Lembro-me de há muitos anos ter lido um artigo da revista Máxima em que se falava do supremo luxo, no dourado (vestidos dourados lindoslindos que nunca poderei vestir porque sou morena e ficamos todos da mesma cor, eu e o vestido) e em estolas também douradas e alguém falava no supremo luxo como sendo uma gabardine forrada a vison. Esta é uma daquelas informações parvas de que não me consigo esquecer. Não serve para nada, nunca a usei em nenhuma conversa, mas aqui posso usar, pode ser que esvazie esse pedacinho de memória. 
 

1 comentário:

anniehall disse...

Nã ..não esvazia :) Ainda sonho com um vestido comprido prateado que vi um dia na Jakie Onassis.Mais ainda com um fantastico alfinete de diamantes/perolas/ e ouro branco que a ultima imperatriz russa tinha:)))
Acho bom divagar com esses luxos a nós inacessiveis :- ocupa espaços da cabecinha que assim fical livres de parvoiçes e são lindos de morrer.Alem do mais é barato!
Sempre gostei de vestidos vermelhos Valentino:) agora sinto uma inclinação incontrolavel para o dourado ferrugem...pele branca ,alvos cabelos ...fica a matar.
estou esperando um convite para uma festa para ter um, tem de ser :)))Corro o risco de ter o vestido antes do convite;) mas depois logo se vê.;)