23/08/10

Lola

"Porque é que estás sentada no meu caminho?", pergunta a espanholita com um ar hiper insolente a fazer-me um ar superior.
Olá, estás boa? És muito bonita. Como te chamas?
Perdeu um pouco o pé, fez-me um sorrisinho derretido.
"Sou a Lola."
Mas continuou.
"Porque é que estás no meu caminho?"
Este caminho não é teu, é do parque de campismo e o senhor do parque disse-me para pôr aqui a minha tenda. Por isso, eu e a minha família vamos ser teus vizinhos. Quantos anos tens? Moras aqui?
"Quatro. Estou aqui de férias com a minha avó."
Ok, nós vamos embora daqui a dois dias, depois tens o teu caminho de volta, pode ser?

A avó, percebemos depois, é daquelas pessoas que liga a televisão quando acorda e desliga quando se vai deitar. Era mesmo a única fonte de barulho no pacato e familiar parque de campismo de Rodilles, zona de praias maravilha nas Astúrias, onde os miúdos se envolveram pela primeira vez numa muy tipica disputa Portugal/Espanha.

A avó, uma senhora pesadota que se apresentava com um lenço na cabeça à moda dos anos 50, tinha três actividades que lhe ocupavam o dia: conversar com as vizinhas (que não a gramavam muito), estar ao computador portátil (provavelmente no facebook) e tratar da neta.

Tratar da neta devia ser a tarefa que lhe dava mais gozo. Isto porque, enquanto os meus filhos estavam permanentemente enlameados de andarem a subir aos montes, às árvores e aos escorregas, tinham roupa estilo fato de treino para não termos pena de se estragar e andavam de chinelas da praia (acho que ainda estão coladas aos pés), a boa da Lola apresentava-se todos os dias com duas toilettes completas diferentes. De manhã com um ar mais informal mas, mesmo assim, com penteados elaborados ("ó mãe, esquecemo-nos da escova"). De noite, aparecia com ténis pretos de verniz e com tantos ganchos, pulseiras e colares que até a minha pirosa achava excessivo.

Neste parque de campismo vi também as cozinhas mais aprumadas que já alguma vez pensei ser possível haver no campo, com bancadas e electrodomésticos encastrados, com forno, fogão e micro-ondas e frigoríficos maiores do que aquele que tenho em casa. Tudo por 1.695 euros anuais.

1 comentário:

Sónia disse...

A Lolita era insolente e pirosa....e não tarda estás a dizer-nos que há SMEGs para o camping...
:)