17/01/13

Mitos à prova

Hoje acho que vou começar uma série de testar os mitos mais comuns da internet, que é uma coisa que já queria fazer há muito tempo.
Sabem o que são os mitos da internet? Assim como quando, de repente, toda a gente anda a fazer e fotografar maravilhosos bolos arco-íris - isto é, bolos com sete camadas finas de bolo de cada cor do arco-íris entremeadas e cobertas com chantilly ou outra coisa qualquer branca e que depois, quando se corta, sai um arco-íris por fatia.
Esse em particular não vou testar, não sou doida e basta-me olhar para aquilo para perceber que deve ser a loucura, uma vez que implica fazer sete mini-bolos, cada um de sua cor e depois empilhá-los com um recheio hiper-calórico. Além da quantidade massiva de corantes alimentares que tem.
Mas vou aos outros mitos.

Hoje foi dia de bolo de chocolate na caneca. Há anos que ando aqui a ver blogues "ah, e tal, acabei de fazer um bolo de chocolate na caneca, a melhor maravilha do mundo, super rápido e blá, blá, blá."



A receita é, de facto, extra super simples:

Partir um ovo numa caneca que possa ir ao microondas. Juntar 1/4 chávena de açúcar em pó e depois uma a duas colheres de sopa de cacau em pó. Misturar bem e levar ao microondas 50 a 60 segundos.

Assumo já os meus erros: não tinha açúcar em pó, fiz com açúcar normal (acho que isto não alteraria o resultado final); não tinha cacau, fiz com chocolate em pó (deveria ter posto menos açúcar, uma vez que o chocolate em pó é cacau mais açúcar) e tive receio de ficar com uma gemada de chocolate, por isso, cozinhei a mistela durante 70 segundos (só ficou mais cozinhado, não alterou substancialmente o resultado, mas se fizesse outra vez respeitaria os 60).

O resultado: pensei enroscar-me no sofá com um delicioso mini-bolo de chocolate, mas ao fim de duas colheres já estava capaz de vomitar aquilo tudo (desculpem, eu sei que é gráfico, mas eu até sou uma pessoa com bastante tolerância ao doce e este foi de mais).

Conclusão: se partilhar o bolo com alguém, se usar cacau ou reduzir a dose de açúcar e se acrescentar uma bola de gelado de baunilha, pode ser um treat rápido e acessível para aquelas situações em que temos mesmo de comer chocolate. (Acho que não volto a fazê-la. Preciso de um Crunch...)

1 comentário:

Sónia disse...

olha que de aspeto não está nada mal...tinhas espremido umas larajas das que me ofereste...fantásticas, e que dariam uma execente companhia!

note to you: não é usal ter salsichas em casa, mas é muito frequente ter cacau e açucar em póoooo...