22/03/10

18/03/2010

Estou em Paris, onde vim gozar a minha prenda de Natal - um curso de cozinha no Le Cordon Bleu - e não tenho maneira de escrever no computador. Assim, estou a aproveitar uns minutos antes de adormecer para tirar notas.
- Adoro andar a correr ruas sem objectivo;
- Adoro ninguém saber que eu não sou de cá porque estou sozinha e portanto não sou denunciada pela língua (só pelo mapa grátis na mão);
- Estive em Paris em 1989, ano da comemoração do segundo centenário da Revolução Francesa. E lembro-me de muito mais do que pensava;
- As francesas continuam na sua generalidade muito elegantes. O look é geralmente conseguido com layers e parece effortless. Elas são donas dos All Stars;
- Penso que dificilmente vão conseguir manter-se elegantes por muito mais tempo - passam o dia a comer junk food, especialmente as mais novas;
- Têm muito dinheiro. E gastam-no;
- Não posso acreditar no conforto do meu edredon e da minha cama;
- O meu hotel é mesmo por cima do Metro, o que é genial, facilita imenso a vida;
- Os franceses andam essencialmente sozinhos na rua. Quase não se vêem crianças e os adolescentes fumam. Todos;
- Em Paris toda a gente fuma. E muito;
- O meu hotel também é ao lado da escola. O senhor da recepção riu-se quando lhe pedi para me confirmar a direcção. Deve ter achado piada a eu querer saber onde é o Le Cordon Bleu;
- Como ando sozinha, estou muito mais orientada do que quando venho acompanhada, altura em que geralmente me deixo andar. Só me perdi uma vez, subi e desci uma rua e depois tive de voltar a subir a rua paralela;
- Almoçei sopa de tomate, salada de quinoa com ervilhas, feijões de soja, cenoura e ervas. Quando levantei os olhos no fim da refeição que tomei num banco da rua a Torre Eiffel estava mesmo a olhar para mim. Enorme;
- Adoro a Gap, a Esprit, a Naf Naf e todas as lojas que têm vestidos baratos;
- Já comprei a minha prenda de anos que os meus pais me darão (foi uma ideia muito simpática): uma camisa, uma mala, um cinto e uns sapatos. Ainda deu para comprar uns macaroons deliciosos na Ladurée onde tive de esperar meia hora para ser atendida. Que sonho de loja;
- Aqui há macaroons em toda a parte e são atrozmente caros. Pedi, sem olhar para o preço, um dos grandes e paguei 3,65 euros. Os pequenos (que são mesmo pequenos) custam 1,50 euros - 30o paus!! Choque. O macaroon também era rosa choque;
- Não há crianças aqui, onde estão?
- Amanhã, as aulas começam às 8h. Vou dormir um pouco enquanto a loucura das operações plásticas toma conta da China na televisão;
- Paris tem obviamente milhares de chineses, magrebinos, indianos, cambodjanos, e outros.

Sem comentários: