30/09/10

Hoje no cinema

Estreia hoje nas salas de cinema portuguesas um filme que se baseia num livro que foi importante na minha vida. Chama-se "Comer orar amar", é com a Julia Roberts e acho que tem tido boas críticas. Mas isso nem me interessa. Quero ver e ponto.
Estranhamente, resultou da leitura e análise desse livro uma pacificação interior muito simpática. E a paz, que hoje também se consegue comprar em comprimidos, deixou-se ficar e ainda por aí anda, embora, por vezes, queira brincar às escondidas, obrigando a uma maior concentração para me focar de novo no que quero.
Do entusiasmo em pegar no livro resultou um clube de livros, outra iniciativa importante dos últimos tempos - já vamos fazer dois anos, n'est ce pas?

Porque é que gostei do livro? Não é que contenha nenhuma verdade nunca antes dita, não é que seja de tal maneira iluminado que ilumine o que está à volta. O que diz, simplesmente, é que somos todos a mesma coisa e que do bem dos outros resulta o meu bem e vice-versa e mais coisas do estilo que me ajudam nos meus pensamentos. E, ainda por cima, di-lo partindo de uma viagem emocional e física banal, que qualquer um de nós poderia fazer - tendo a disponibilidade profissional e monetária a que obriga vagabundar pelo mundo.

Não vou hoje, mas vou para a semana, já está prometido.

2 comentários:

Raquel disse...

Parabéns ao nosso Clube de Livros que já tantas leituras e análises literárias aprofundadas nos deu!
(Nada melhor que uma noitada adolescente, para comemorar em grande!)

anniehall disse...

Parabéns, tal é o sucesso que até já têm sócia extra :)