10/05/10

101

O meu avô faz hoje 101 anos.
Os americanos usam muito o "101" como título de artigos na net ou título de livros, visando significar uma lista que compreende "os básicos" ou "o que deve mesmo saber sobre..." ou "os truques que simplificam". Um exemplo disso, "101 on philosophy", que quer dizer, mais ou menos, "tudo o que há para saber sobre filosofia".
Mas, para o meu avô, os 101 não são mais fáceis do que os cem. Parece um passarinho e, na maior parte das vezes, não faz sentido.
Que saudades dos passeios pela rua de mão dada a aprender coisas, aos saltinhos pelos bordos da calçada, das leituras do Pedrito Delsart que o avô traduziu para mim e que me punha a chorar dias inteiros, dos almoços na Sociedade Geographica, dos concertos e ballets, dos lanches a balouçar as pernas no banco da cozinha porque não chegava ao chão e das conversas sobre todos os assuntos do mundo - todos mesmo, com o meu avô filósofo. Que saudades.
Parabéns avô.

2 comentários:

andré raposo disse...

o que eu gosto do 101 é que traz uma ideia de "tudo e mais alguma coisa".

É o tudo que mencionas no post, mais um pouco.

Parabéns.

Joaninha disse...

Obrigada amigo. bjs