25/02/11

Chocolate

Andava há dias a mastigar nesta ideia - pannacotta de chocolate.
Pannacotta, que não quer dizer mais do que natas cozidas (em italiano) e que também não leva quase mais nada do que natas, é uma das sobremesas que faço quando estou sem paciência para nada mais elaborado.
É uma receita super (e quando digo super quero mesmo dizer super) fácil e rápida de fazer e tem uma lista mínima de ingredientes. No final, é uma sobremesa luxuosa, para consumir com moderação porque, afinal de contas, natas são natas.
E então, comecei a pensar em variações e fiz uma bela

Pannacotta de chocolate

1 litro de natas
6 folhas de gelatina transparentes
100 gramas de açúcar
meia tablete de chocolate preto (+ de 70% cacau)

1. Num tacho, levar ao lume as natas e deixar fervilhar durante 5 minutos;
2. Àparte, demolhar as folhas de gelatina em água fria;
3. Passar a forma para a pannacotta por água fria (para ser mais fácil soltar quando for servir);
4. Tirar as natas do lume, misturar bem o açúcar, as folhas de gelatina escorridas e o chocolate partido em pedaços;
5. Deitar na forma e levar ao frigorífico até prender (+/- 6 horas);
6. Desenformar e servir com doce de ginga ou framboesa (de compra, que se liquidifica no micro-ondas ou num tacho sobre o lume).

Fiz a primeira vez para os anos do meu filhote, mas pus só 50 gramas de açúcar e ficou pouco doce. Por isso, decidi dobrar a receita e fica uma delícia. Fica bonito em copinhos individuais para comer com colher de chá.
Aliás, a receita da pannacotta presta-se a muitas variações que congemino, nomeadamente pannacotta com legumes (que é para compensar das calorias monstras que terá). Parece-me um bom side dish. Quando fizer logo partilho os resultados.

[Curiosamente, enquanto estava a escrever este post, recebi um mail de um amigo a pedir que enviasse a receita mais fácil que conheço, a que sei de cor, para uma pessoa - foi fácil, bastou-me fazer copy+paste e depois enviar o pedido de nova receita para 20 amigos. É suposto receber 36 receitas, espero que ninguém falhe.]

Sem comentários: