28/10/08

Orientação profissional

Nos exames psicotécnicos do 9º ano, para escolher uma orientação profissional, saí com três áreas mais fortes. A engenharia electrotécnica não faço a mínima ideia com surgiu, mas era a primeira recomendação da psicóloga estagiária que me entrevistou na Faculdade de Psicologia. Penso hoje que ainda bem que não a levei muito a sério.

A segunda área forte foi Direito. Na altura fascinou-me essa ideia - deve ser influência das séries norte-americanas sobre advocacia. Por cá, o exercício do Direito não é minimamente parecido, arrastando-se por secretarias decrépitas e por requerimentos infindáveis e totalmente desinteressantes. Também tenho um avô juiz, que ficou muito contente com essa opção. Ainda bem que não a segui. Por várias razões, a principal de ordem prática.

Sou uma pessoa muito simples. Não tenho cabelo de advogada, eternamente alinhado e penteado e brilhante. Odeio ir ao cabeleireiro. Tenho geralmente o cabelo com jeitos que não consigo desfazer e uma tolerância muito limitada a saltos altos. Assim, nunca haveria de conseguir ser uma advogada de sucesso.

Já a psicóloga da escola tratava-me por Joaninha nas reuniões de orientação que eram feitas com dez alunos e penso que não me orientou muito apesar de olhar para nós com um ar muito profundo, de quem conseguia ver-nos até à alma. Na realidade já não me lembro. Sei que entre as duas psicólogas, escolhi jornalismo. É fácil perceber porquê. É uma profissão interessante, não há volta a dar-lhe. Os horários e os salários é que são para o baixito.

Adorei fazer os exames psicotécnicos porque sou tão cusca de mim mesma como das outras pessoas. Acabei por descobrir algumas coisas e por confirmar outras. Adorei responder a questionários intermináveis de cruzinhas e divertir-me. Mais com as perguntas do que com as respostas. Adorava saber o que diriam hoje de mim esses questionários se os fizesse.

1 comentário:

anniehall disse...

Ainda bem que não se faziam testes quando eu fui pequenina:)))) para quem queria ser apenas e somente a ana dos cinco o resultado desses teste teria sido de arrasar :)))
Tanto a R. como o namo A. fizeram orientação e felizmente resolveram depois fazer na vida o que lhes apetecia;)