31/10/08

Paciência

Porquê?

Porque é que hoje, caso uma página da net demore um bocadinho de mais a carregar ou caso o Multibanco tenha uma fila de três pessoas, ficamos logo super impacientes e reclamamos, nem que seja com os nossos botões da demora?

Não foi assim há tanto tempo que erámos capazes de ficar um grande bocado à espera que o jogo do ZX Spectrum entrasse. Por preguiça ou falta de ideia, ainda nunca tinha pesquisado por esta maravilha da tecnologia que fez parte de uns bons anos da minha infância - eu sei que é uma palavra foleira, mas o conceito de infância não tem outra palavra. Mas devia ter, uma palavra que soubesse a carrosséis e a algodão doce, a praia e a pés descalços.

Hoje procurei e lembrei-me mais uma vez das horas passadas a jogar ZX Spectrum. Jumping Jack Flash, Chuckie Egg, Jungle Trouble são alguns dos jogos que adorava e que estive hoje a recordar. Porque tenho tanto medo dos actuais jogos? Talvez por serem tão perfeitos e tão absorventes. No ZX Spectrum nada daquilo era realidade. Nós sabíamos que ao desligar o gravador íamos à nossa vida. Os actuais jogos são muito mais viciantes.

Também não foi assim há tanto tempo que para ir levantar dinheiro a minha mãe tinha de ir à terrinha ao lado com os quatro putos e ficar sei lá quanto tempo à espera de vez. Ainda só havia cheques...

Os anos 80 foram mesmo bons. Eu sei que os 70 também devem ter sido, não me lembro de muito, e os 90 também não foram nada maus, pelo menos na primeira metade. Os zeros (será que é assim que se chama a esta década em que estamos?) já são mais sérios, o tempo já é mais repartido com trabalho e portanto menos tempo é para brincar. Agora prefiro mil vezes brincar com os meus filhos na rua.

Sem comentários: