21/06/10

Vivam os livros

Muitas vezes, lembro-me do medo de que o gelo entupa os canos contado no livro delicioso Rosa, minha irmã Rosa, ou adormeço só às quatro porque estou a conversar, como na colecção das gémeas (que devorei várias vezes e agora foi reeditada).
Muitas vezes olho o mar, como já li em tantos livros que é o que se deve fazer quando se está à frente dele, muitas vezes adorava esconder-me atrás dum manto da invisibilidade como o Harry Potter. Muitas vezes olho para as minhas mãos e a minha história quando leio Eugénio de Andrade. Muitas vezes surpreendo-me ao ouvir ou ver acontecer na vida coisas que acho que já li nos livros.
Por isso tudo acho que, muitas vezes, os livros são uma espécie de banda sonora das nossas vidas.
Como os dramas infantis que fazemos porque lemos nalgum lado igual. Ou as conversas filosóficas que temos porque, nos livros, descobrimos a filosofia, a existência, o eu. Ou a maneira sensata como às vezes consigo resolver dilemas em que nunca tinha pensado só porque, em alguma altura, li sobre isso, breve ou alongadamente.
Por isso te percebo, meu querido que já sabes ler, quando me dizes "mãe não consigo deixar de ler, porque é que eu não consigo deixar de ler?"
Eu também não. E ainda bem. Os livros e a escrita permitem-nos viver melhor. Venham mais.

2 comentários:

Sónia disse...

viva a leitura! Queria eu que cá em baixo se "sofresse" do mesmo...

anniehall disse...

Um vício que se dá aos filhos e depois venham-me dizer que educar bem não inclui "viciar":)))