03/02/12

Os olhos dos outros

Havia uma altura em que não podíamos ir a lado nenhum que não viessem toxicodependentes pedir dinheiro. As desculpas eram variadas e deve ter sido aí que fiquei, pela primeira vez, desconfiada do que as pessoas me diziam. Durante uns anos, era muito frequente mesmo. Depois acalmou.
Ontem, andava às compras e veio um rapaz com um ar saudável e bem vestido pedir-me um euro para comprar um frango, porque já tinha 50 cêntimos. A minha honestidade "de certeza que é para comprar um frango? Se for mesmo para isso, vá buscar o frango e encontramo-nos nesta caixa" deve tê-lo desarmado. Isso e o olhar que trocámos depois de o ver a comunicar, também com o olhar, com uma miúda que devia ter 19/20 anos e que, essa sim, era completamente agarrada, com os olhos desesperados de quem precisa de qualquer coisa.
Fiquei com a certeza que era para droga, mas ainda acalentei a esperança que ele aparecesse com um frango. Esperei na caixa combinada, mas não apareceu ninguém. Odeio ter razão quando penso mal das pessoas.

Sem comentários: