29/03/12

Fumadores produzem menos 16,6% *

"Fumadores produzem menos 10% do que não fumadores."
É o oráculo do Bom dia Portugal da RTP1 que está a dizer isto.
Pena não conseguir encontrar a fonte, estou no café a fazer tempo e a tv está sem som. O oráculo é pequeno e não dá para mais. Vou procurar a fonte e já cá volto, para ser mais jornalístico.

Ok, já sei, são as conclusões de um estudo do Conselho Nacional para a Prevenção do Tabagismo, que foi divulgado ontem. Parece que, em média, um fumador faz 80 minutos de pausas diárias para fumar num dia de trabalho. Estou a citar a TVI mas há montes de referências nos jornais.
Sempre achei que compensava as empresas patrocinarem os seus trabalhadores que quisessem largar o tabaco. Parece que em grupo, ainda por cima, é mais eficaz. A saúde, o bem estar e a produtividade ganhavam.
Disclosure: quando era mais nova fumei durante uns tempos e, muito de vez em quando, cravo um cigarro aos meus amigos. Se eles não fumassem eu não cravava. A sério, deixar de fumar é das melhores coisas que há.
* Adenda: Esta conta só pode estar errada - dizes, porque o horário de trabalho é de oito horas. E assim, fazendo as contas, 80 minutos de interrupção são 16,6% e não 10%. Nem pensei nas horas legais de trabalho, porque eu, tipo, não tenho horário. Limitei-me a pegar no que li nos outros lados...

Sem comentários: