18/06/09

Então eu explico

Uma vez que anda muita gente interessada no tal detox do Joshi, vou explicar um bocadinho melhor. A ideia é durante 21 dias fazer umas restrições alimentares. Restringir o quê? Coisas que nos fazem mal. Parece óbvio, mas não é. A alimentação ocidental - e já nem estou a falar do fast food - aposta muito nas sensações, no palato - doce e ácido. Os estomâgos não são feitos para muita acidez. Há quem se safe, há quem ande sempre com azia ou outros ailments digestivos ou dores de cabeça.
A ideia é durante os tais 21 dias, são só três semanas, cortar com as coisas ácidas, repondo o nível neutro do organismo. O livro explica melhor do que eu, mas é o que se arranja. O quadro principal de alimentos proibidos durante o detox é igual a isto que vou escrever, mas em inglês:

- Carnes vermelhas
- Lactícinios (excepto iogurte natural, queijos ricotta, mozzarella e feta)
- Fruta (excepto banana)
- Trigo, glúten, leveduras (fermento inclusivé)
- Alcóol
- Biscoitos, bolos e donuts
- Compotas e doces (excepto mel)
- Café, café ou chá descafeínados (excepto chás de ervas)
- Açúcar, chocolate ou guloseimas
- Aromas e condimentos artificiais (vinagre, ketchup, mostarda, etc.)

Beber muita água. Fazer exercício e massagens. Acabei de fazer uma deliciosa. Só por isto já vale a pena o detox.

4 comentários:

Claudia disse...

Ah, OK tou ver...
Essa não serve para mim...
Café, faz parte do meu dia a dia. Exercício, de momento não posso. Massagens, só depois da "crise".
Boa sorte!

anniehall disse...

:)))Bem okay !

S.A. disse...

Então por essa ordem não se pode, por ex., temperar a salada nem com limão nem com vinagre certo?... tou lixada!

Joaninha disse...

É só durante 21 dias. E não somos taradas. No meu caso, por exemplo, se conseguir deixar de comer chocolates e bolachas, só por isso já compensa ter pensado em fazer o detox. Já tinha tentado uma série de vezes, sem background científico ou o que seja, i.e. sem o livro, e não tinha conseguido. Agora estou mais segura. O açúcar e a farinha são as coisas piores para mim. A carne já quase não comia antes, custa-me a digerir. (Nestes 21 dias também vou sentir a falta das caipirinhas)