12/11/08

Arrepio

Dá-me um arrepio na espinha de cada vez que vejo amigos ou conhecidos que, de repente, ficaram com um ar precocemente envelhecidos. Seja pela roupa ou pelo aspecto pouco cuidado, ser novinho e ter ar de velhote faz-me pena.

É o mesmo que se passa com pessoas com quem me cruzo na rua, nos transportes, na escola do meu filho. O ar carregado, o sobrolho fechado. Há pessoas que nascem assim, mas mesmo assim, porque não se riem? Não brincam nos escorregas com os filhos? Não se deitam no chão a fazer cabriolices para eles se rirem? Não cantam para os fazer perder a vergonha?

Como é que isto aconteceu? Foi devagarinho, sem ninguém dar por isso, um pullover beige ou castanho de cada vez? Quando deixaram de usar a cor? As primárias: o azul clarinho, o amarelo e o magenta? E o branco? E todas as outras? O laranja, o azul petróleo, o verde...

Há pessoas a quem o castanho fica bem. Pessoas clarinhas. À maior parte da população portuguesa o castanho fica mal. Faz desaparecer a pouca cor que há, especialmente se for usado no Inverno. Eu sei que o castanho me fica mal. Sinto-me toda da mesma cor.

E os cabelos? Porque é que deixam os brancos tomarem conta das cabeças jovens, tornando-as pesadas? Benditos cremes de coloração ou tintas ou o que se seja.

Como gosto de imaginar o que se passa nas cabeças e nas vidas dos outros, fico sempre a pensar se acharão o mesmo de mim. Não quero que me vejam precocemente envelhecida. Chegará o dia. Antes não.

1 comentário:

anniehall disse...

Concordo.Benditos cremes , tão faceis e eficazes . Não usar tem ar de desmazelo , pelo menos nos 30 , 40 , mesmo nos 50 tb usei , tinha ar arranjado .Depois achei que o os brancos juntavam um charme discreto ao resto do meu eu.Mas concordo nunca aos 30!
Meninas aproveitem , não se deixem levar pelas palavras enganosas do "natural é bonito" dito e redito por maridos e namorados que não conseguem deixar de perder cabelo e anunciar que vão ser uns carecas:))))!