12/11/08

A caminho...

Este ano estou muito contente com a aproximação do Natal. Sinto-me super em paz. Sei que o mundo está um caos, que há tristeza e miséria em toda a parte. Não digo que não faço a minha parte. Tenho três sacos cheios de roupa à porta para entregar e vou escolher brinquedos dos miúdos para dar aos que não têm (mental note: os miúdos não precisam de muitos brinquedos, precisam é de nós). Sei que há muitas coisas más. Mas tenho de começar por dentro, pelo micro-cosmos.

Este ano, estou em paz com o Natal. Sempre adorei festas. Adoro festas. Adoro o Natal, o carnaval e a Páscoa, os aniversários todos, os feriados, adoro o pão por Deus, o São Martinho... Tudo o que for festa eu gosto. Mas paz com o Natal é especial. O Natal é uma altura complicada. Os miúdos vieram simplificar tudo. Esforçamo-nos por lhes mostrar as partes boas. Não vamos às compras com eles. Vamos ao Chiado ver os enfeites, vamos às feiras, cozinhamos com eles. Pedimos ajuda para enfeitar a casa. Tudo pouco comercial. Eles não precisam disso. Nós temos de meter na cabeça que também não precisamos.

Mesmo assim, acho que ainda é cedo para enfeites e para árvores de Natal. Esperem mais um pouco. Deixem gozar as castanhas do Outono.

1 comentário:

anniehall disse...

"O Natal é uma altura complicada"
Palavras suas e minhas e de tantos que passam por esta época sempre esperando que acabe rápido .
E cada vez começa mais cedo , a parte comercial com os enfeites , com as montras , um comercio que deve ter pouco com o verdadeiro espirito de natal para os verdadeiros catolicos(acredito nisso ) ,mas que invade todo o espaço por onde circulamos.
Uma especie de alegria mole e abafante que não deixa de incomodar por ser imposta. ,
Mas o que mais incomoda na festa catolica do natal é o abuso e exagero de a conatarem com a "festa da familia".....( que familia ? existem tantas tão diferentes , tão longe do esterotipado pelos anuncios .....)do serem solidarios com os pobres que esquecem todo o resto do ano , com os doentes que preferem ignorar sempre .
Existe no natal um lado perverso de egoismo que não consigo aceitar , me que me incomoda imenso e exclui muitos .

Esta generalização teorica do natal a todos é injusta , devia ser uma festa vivida de modo discreto pelo mundo catolico sem continuar a exercer um dominio sobre todos , impondo-se por meios faceis , os comerciais , a toda a gente .
Tente viver esta época sem festejar o natal e repara que é mais ou menos excluida sem dó nem piedade , com comentarios pouco amigos , crueis mesmo .
O que desaprovo no natal é a exclusão de todos os que por qualquer motivo não conseguem estar euforicos com a época , e todo o movimento ou comemaração que exclui não me convence ,não me faz partilhar da alegria que sentem.
Hoje abusei , deculpe o espaço ocupado , mas dezembro é um mês dificil e estando em meados de novembro , tão bonito com o seu outono instalado fico aborrecida com esta invasão comercial/natalicia.