11/11/08

Chocolate

A vida toda brinquei com a minha mãe por adorar chocolate. Adorar mesmo, do tipo gostar mais de receber chocolates do que colares e brincos. Até houve um dia em que deu ao meu namorado uma tablette de chocolate gigante da Milka, que ele pediu para guardar. Nunca mais a viu.

E eu brincava porque o chocolate nunca me maravilhou.

Quando era pequenina gostava das tablettes Belleville que usávamos para fazer mousse, nunca percebendo como pode alguém fazer mousse de pacote - é a coisa mais fácil de fazer do mundo, só são precisos seis ovos, seis colheres de sopa de açúcar e uma tablette de chocolate. Em menos de cinco minutos está pronta e é uma delícia. Mas, quando era pequenina, não posso dizer que adorasse mousse. Comia sempre pouco. O que gostava mesmo era de a fazer. Foi a última coisa que cozinhei para o meu irmão no hospital. Sempre que faço mousse penso nisso.

Quando era pequenina gostava dos chocolates Regina com sabores de fruta, o morango era o meu preferido. Regra geral, escolhia chocolates fininhos ou bombons de ginga. Adorava aqueles grandes azuis com desenhos prateados e vermelhos e, enquanto comia o bombom, alisava a prata, lembrando-me sempre de que o meu pai em miúdo tinha uma vez resolvido um furo num pneu do carro com uma prata que retirou da sua "colecção privada". Esta é uma das razões para o meu pai ter sido sempre um herói para mim. Isso e a "batata" dos rangers.

Depois tive um filho. E depois uma filha. E quando fiquei grávida desta sonhava durante a noite (e o dia também) com chocolates, com fondue de chocolate, com mole chileno, com chocolate. Deve ter sido por esta altura que vi uma reportagem sobre a Feira do Chocolate em Óbidos. Casas de chocolate como a de Hansel e Gretel, fontes de chocolate, chocolate, chocolate, chocolate...

Hoje dou por mim a visitar os amigos que moram no andar de baixo na demanda de um pouco de chocolate no fim do jantar. E sempre com um vago sentimento de culpa, que isto de uma coisa saber tão bem só pode fazer mal à saúde... Compenso comprando chocolates com 80 por cento de cacau. Porque assim sim, faz bem à saúde.

3 comentários:

anniehall disse...

...."menos de cinco minutos e fica feita."...?????
Nunca tinha feito mousse até que na passada sexta me deu uma coisa má e resolvi fazer uma. Terrivel escolha , levei imenso tempo , passei o tempo todo jurando a mim propria que não repetia a graça ...derreter o chocolate em banho maria( um pesadelo ) bater a manteiga com as gemas até haver uma mistura leve e esbranquiçada( segui o Pantagruel rigorosamente ) etc etc e etc que nunca mais acaba...ainda me doi a mão de tanto bater :)
Um destes dias digo por aqui das minhas duvidas com o confuso e estranho mundo das formas de bolos ! Sabe a Joaninha que existem varios tamanhos de formas ?! outro pesadelo :)))

Joaninha disse...

Esqueça o Pantagruel e o seguir rigorosamente as receitas. Isso é só para assustar. A mousse de chocolate que costumo fazer é assim:
Pôr o chocolate partido (o que se consegue atirando a tablette embrulhada no seu próprio papel ao chão) no microondas a derreter (eu ponho sem manteiga), potência baixa, aí pelos 300 W, um minuto. Depois mais um minuto e mais um se for preciso. Pelo meio misturar o chocolate, para as partes quentes derreterem as mais resistentes.
Na batedeira, bater as seis gemas com seis colheres de sopa de açúcar até ficarem brancas e a fazerem bolhinhas. Bater as claras em castelo (geralmente bato primeiro as claras em castelo para só ter de lavar as varas no fim). Deixar arrefecer o chocolate um bocado. Misturar com as gemas e o açúcar. Envolver (misturar sem bater) as gemas+açúcar+chocolate com as claras. Geralmente depois disto tudo levo ao congelador e tiro antes do início do almoço, fica com uma consistência óptima. Juro que não tem truques.
Se soubesse as coisas estranhas que eu sei sobre culinária se calhar achava que sou maluca :)

anniehall disse...

Vou experimentar ! Micro ondas ...3 minutos , um de cada vez...vou imprimir :)
Maluca , não, apenas uma sabedora especialista . Eu esturo muito as coisas mais improvaveis , esqueço os condimentos , até o sal ...não , tenho mesmo de seguir as receitas a sério , colocar tudo em ordem em cima da bancada , a receita ampliada ali perto para ir lendo e conferir , Não me distrair ! não saltar linhas da rceita...cansativo ..stressante... e
mesmo asssim falho coisas ....mt complicado :) tenho um forno novo e ando com medo de o estragar , ali está ele reluzente e lindo esperando que me encha de coragem:)
Obrigado ;), vou tentar .