26/11/08

Olhe que eu sou cardíaco

O que é que faz com que às sete da tarde eu caminhe pelo jardim escuro do Inverno ao lado de um senhor que vai dizendo "olhe que eu sou cardíaco" enquanto procura afastar a razão do seu susto? Coisa estranha esta minha constante vontade de ajudar os transeuntes, ser simpática com pessoas que não conheço de lado nenhum e que, muito provavelmente, nunca vou voltar a ver. Estranho.
O "olhe que eu sou cardíaco" apareceu, repetido várias vezes, quando eu ía a sair do carro, estacionado clandestinamente para não ter de pôr moedas no parquímetro. O motivo do susto era um labrador branquinho, daqueles adoráveis e amorosos, que não fazem mal a uma mosca porque, penso eu, têm todo o mimo do mundo. Tenho uma amiga que teve um. São uns cães lindos.
Mas, no escuro do jardim, o senhor assustou-se. Eu pensei que ele pensou que o cão era meu, porque o primeiro aviso da condição cardíaca foi feito na minha direcção. Assim, dirigi-me rapidamente para o cão, que tentei chamar sem lhe saber o nome e a quem dei umas festinhas. O senhor ía andando e eu, para tentar acalmá-lo e uma vez que a legítima dona do cão já se tinha aproximado dele, fui também caminhando lado a lado com o senhor.
Fui-lhe dizendo as coisas que aprendi no curso de socorrismo, respire fundo, acalme-se, o cão não faz mal nenhum, estou aqui e protejo-o (aliás, acho que isto é o que eu digo ao meu filho quando ele vê um cão a aproximar-se dele). E o senhor lá acalmou. E, eu e o meu novo amigo, fomos andando ao lado do jardim.
Então ele justificou-se. "Sabe, é que já tenho muita idade e, ainda por cima, sou cardíaco". E disse-me quantos anos tinha. É da idade do meu pai, penso eu. Mas agora que estamos à luz, tem razão, o senhor é muito velho. O meu pai tem, pelo menos, menos dez ou 15 anos que o senhor. Tenha uma boa vida então e obrigado, diz-me ele. Ficámos amigos. Nunca mais o vou ver.

1 comentário:

anniehall disse...

Ainda bem que o seu novo amigo ficou bem .Espero que o fôfo do labrador tb .
Coitado do querido cãozinho , todo contente ia fazer uma festa ao senhor .....:))esses cães pensam que toda a gente é amiga e portanto têm de lhes fazer festas exuberantes :)
Um bom presente no Natal para esse seu novo amigo , um belo de um Labrador que nunca o ia deixar sozinho !
O Athilla está aqui a abanar a cauda um sinal de concordar( aliás ele concorda sempre comigo mesmo quando ainda não fiz nada , nem pensei, basta olhar para ele e a cauda abana , os olhos dizem :-sim dona gosto tanto de ti , estou aqui !!!!
Estas coisas são super importantes de se ouvirem , fazem um bem imenso ao ego , nunca nos deixam com a sensação de estar só no universo etc etc etc:)))))